Historial

Scan_Dezembro-29-2013-3-22-31-260-PM

O Basquetebol do “Queluz” tem desenvolvido uma actividade ímpar no desenvolvimento desta modalidade em Portugal.

Posicionado preferencialmente junto das camadas mais jovens, apoia e desenvolve jovens talentos para a prática do basquetebol, articulando com a prática de uma actividade desportiva conjugada com a formação moral e ética dos seus jogadores.

O seu palmarés desportivo inclui inúmeros troféus distritais, regionais e nacionais, em diversas competições que envolvem os seus escalões de formação das camadas jovens. Este trabalho de formação é reconhecido pela participação de inúmeros dos seus atletas nas Selecções Nacionais dos escalões jovens masculinos e femininos, na participação nos campeonatos seniores da modalidade (organizados pela Federação Portuguesa de Basquetebol) e, ainda, nos inúmeros títulos alcançados ao longo dos seus 78 anos de vida.

Num projecto com grande visibilidade nacional em termos desportivos, o Basquetebol do “Queluz” adquiriu grandeza, respeito e admiração dos seus pares, projectando o nome “Queluz” e do concelho de Sintra para além das suas fronteiras.

2 – O Clube Atlético de Queluz –- Núcleo de Basquetebol Queluz

O Clube Atlético de Queluz (CAQ) foi fundado em 1933. Inicialmente como ginásio, a sua actividade desportiva foi sendo sucessivamente alargada a outras modalidades como a ginástica, tiro ao arco, judo, karaté, columbofilia, entre outros.

O crescimento da Instituição e desenvolvimento das suas modalidades desportivas depressa demonstraram a necessidade crescente de um espaço de relevo. Ex-libris da cidade, a velha sede do Clube, situada no coração de Queluz, deu lugar à construção do Pavilhão Henrique Miranda, palco de alguns dos maiores eventos desportivos do século XX, como os campeonatos nacionais de basquetebol.

Os direitos desportivos do extinto CAQ estão assegurados pelo Núcleo de Basquetebol Queluz, entidade autónoma, que desde 2007 gere o clube.